Camões

Centro de Língua Portuguesa


Cidade da Praia - Cabo Verde

[1999 - 2020]

Ministério das Finanças de Cabo Verde: Assistência Técnica às Antenas de Inserção Profissional (AIP) da Praia e Mindelo

 

Tipo de contrato: Individual

Data limite para concorrer: 25 de Maio de 2020

Data de início de funções: 15 de Junho de 2020

Duração: 6 meses

 

Sob a liderança do Governo de Cabo Verde, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) têm vindo a executar o Programa de Apoio ao Emprego, Empregabilidade e Inserção em Cabo Verde, com financiamento do Grão-Ducado do Luxemburgo. Este projeto, visa melhorar a empregabilidade dos jovens e das mulheres em Cabo Verde através, da criação de um sistema de apoio à inserção profissional dos jovens através do emprego remunerado e da criação de microempresas.

 

Em consequência da pandemia provocada pelo COVID-19, prevê-se que, o desemprego atinja proporções inimagináveis onde, mais uma vez, jovens e mulheres serão os mais penalizados. Para fazer face à situação apresentada, pretende-se, reforçar os mecanismos de inserção de acordo com uma abordagem orientada pela procura e integrar efetivamente, um certo número de jovens no mercado de trabalho, priorizando uma metodologia de abordagem local, reforçando os serviços nos territórios-alvo, numa lógica de consulta, colaboração e parceria com instituições públicas (Centro de Emprego, Pró-Empresa, Câmaras Municipais), mas também com organismos privados (ONG, associações profissionais, etc.).

 

Para o efeito, foram criadas seis (6) Antenas de Inserção Profissional, três das quais, localizadas nos Centros de Emprego e Formação Profissional / IEFP. Contudo, após dois anos de atividade, as Antenas localizadas na Praia e no Mindelo - os maiores centros do país, devido à enorme falta de pessoal técnico, têm tido dificuldades em desenvolver e implementar as atividades previstas nos respetivos planos, nomeadamente, o objetivo de inserção dos jovens no mercado de trabalho, apesar dos esforços desenvolvidos pelo pessoal e parceiros. Assim, os beneficiários para a Assistência Técnica serão as Antenas da Praia e S. Vicente.

 

Objetivos da Prestação de Serviços

O serviço técnico será prestado às Antenas da Praia e S. Vicente, com os seguintes objetivos: Apoiar as Antenas beneficiárias na execução dos seus planos de trabalho; Reforçar as capacidades técnicas existentes na utilização e implementação de instrumentos de empregabilidade e integração dos jovens e das mulheres; Prestar apoio na implementação de atividades de formação; Reforçar os processos destinados à formalização de pequenas empresas através de orientação e aconselhamento técnico; Reforçar o processo de acompanhamento das atividades com vista o alcance de resultados.

 

[...]

 

Aceda a informação adicional, em linha, em: Candidatura