Camões

Centro de Língua Portuguesa


Cidade da Praia - Cabo Verde

[1999 - 2020]

[Fluência em Português e bons conhecimentos de Inglês (fator de exclusão)]

  

A Plataforma Portuguesa das ONGD pretende recrutar um/a Coordenador/a para o Projeto Projeto Towards an Open, Fair and Sustainable Europe in the World - Second Trio EU Presidency.

  

Descrição da função

O/A Coordenador/a do Projeto Towards an Open, Fair and Sustainable Europe in the World - Second Trio EU Presidency será responsável pela coordenação e implementação de todas as atividades do Projeto, implicando a realização de tarefas de planificação, implementação e reporte narrativo e financeiro, garantindo a boa gestão de recursos financeiros e materiais, de acordo com o Manual de Procedimentos e Código de Conduta da Plataforma Portuguesa das ONGD.

 

A função de Coordenação do Projeto será desempenhada em equipa, com o Técnico de Advocacy e o/a Assistente Administrativo/a do projeto, bem como os elementos do Secretariado da Plataforma, e em articulação e sob supervisão da Diretora Executiva.

 

Aceda a informação adicional, em linha, em: https://bit.ly/3gJmAK0 .

 

[Fluência em Português e bons conhecimentos de Inglês (fator de exclusão)]

 

A Plataforma Portuguesa das ONGD pretende recrutar um/a assistente administrativo/a para o Projeto Towards an Open, Fair and Sustainable Europe in the World - Second Trio EU Presidency .

 

Descrição da função

O/A Assistente Administrativo/a do Projeto Towards an Open, Fair and Sustainable Europe in the World - Second Trio EU Presidency prestará apoio na implementação de todas as atividades do Projeto, implicando a participação em momentos de planificação, implementação e reporte narrativo e financeiro, apoiando a coordenação do projeto na gestão de recursos financeiros e materiais, de acordo com o Manual de Procedimentos e Código de Conduta da Plataforma Portuguesa das ONGD.

 

A função de Assistente Administrativo/a do Projeto será desempenhada em equipa, com o/a Coordenador/a e o Técnico de Advocacy, bem como os elementos do Secretariado da Plataforma, e em articulação com a Responsável Financeira, sob supervisão da Diretora Executiva.

 

Aceda a informação adicional, em linha, em: https://bit.ly/2U0HtX6 .

 

Concurso para preenchimento de uma vaga de leitor/a de português na Universidade Jean Monnet de Saint-Etienne, em França

 

Perfil do cargo:

  • Lecionar disciplinas da área da língua portuguesa: língua, cultura e tradução no Departamentos de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos e no Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas.

  • Colaborar com a responsável dos estudos portugueses na aplicação da metodologia preconizada e aplicada ao curso de Inglês-Português.

  • Colaborar na organização de atividades culturais e educativas de promoção da Língua e Cultura portuguesa e Lusófona na Universidade Jean Monnet.

  • Cumprir todas as obrigações estipuladas pelo protocolo em vigor entre a Universidade Jean Monnet e o Instituto Camões.

 

Requisitos mínimos de admissão:

  • Ser titular de uma licenciatura na área das Humanidades, de preferência em estudos portugueses e franceses com formação comprovada em língua, linguística.e cultura.

 

Formalização de candidaturas:

  • Carta de apresentação de candidatura em dois exemplares (versão em francês e em português).

  • Dois exemplares do curriculum vitae detalhado, datado e assinado em versão portuguesa e francesa (modelo Europass de preferência).

  • Fotocópias dos diplomas universitários obtidos.

  • Certificado de habilitações com as disciplinas discriminadas e respetivos resultados.

  • Fotocópia do Bilhete de identidade/cartão do cidadão.

 

Contacto: Rosa Maria Fréjaville, MC de português, responsável dos estudos portuguesesEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;

 

Outras informações:

a) Salário mensal (ilíquido) 1504.21 € (300 horas TP ou 200 horas TD)

b) Início de funções: 1 de setembro de 2020

c) Duração do contrato: dois anos (renovável em conformidade com o protocolo assinado com o Instituto Camões e Decreto 87-754 de 14 de setembro de 1987 consolidado em 20 de fevereiro de 2020)

d) Data limite de receção das candidaturas: 31 de maio de 2020

e) Envio de candidaturas para o email : Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar./ Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Aceda a informação adicional, em linha, em: https://bit.ly/2L9e34k

 

Universidade Carolina de Praga: Seleção de um professor associado na área da língua e linguística portuguesa para o Instituto de Estudos Românicos 

 

A Faculdade de Letras da Universidade Carolina de Praga, na República Checa, informa que decorre o período de apresentação de candidaturas para preenchimento de uma vaga de professor associado na área da língua e linguística portuguesa para o Instituto de Estudos Românicos, naquela instituição académica.

 

Data limite de receção de candidaturas: 29 de maio de 2020

 

Aceda a informação adicional, em linha, em: https://bit.ly/35Q3bSm

 

 

Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal: Estágios Profissionais

 

O PEPAC-MNE corresponde ao subprograma de estágios profissionais para os Serviços Periféricos Externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Este programa enquadra-se na Iniciativa Emprego Jovem, parte integrante do Programa Inclusão Social e Emprego (PO ISE), cujo financiamento advém de fundos comunitários.

 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros, que promove a V edição do PEPAC-MNE em colaboração com a Direção Geral de Trabalhadores em Funções Públicas (INA), entendeu alargar o prazo das candidaturas até dia 30 de junho de 2020, nos termos da Portaria n.º 87/2020, de 6 de abril. A situação excecional decorre da pandemia global COVID-19.

 

Características dos estágios PEPAC-MNE

  • Um ano de duração;

  • Estágios remunerados;

  • Inclui pagamento de seguros, viagens, assim como uma bolsa de estágio;

  • Programa enquadrado por contrato de estágio a assinar pelos selecionados através de concurso.

  • Só serão aceites candidaturas de jovens com grau académico de licenciatura nos termos da legislação.

 

Áreas de candidatura (de acordo com Classificação Nacional de Áreas de Formação e Educação / CNAEF)

Estágio em Diplomacia Económica:

Cód. 222 - Línguas e Literaturas Estrangeiras;

Cód. 225 - História e Arqueologia;

Cód. 226 - Filosofia e Ética;

Cód. 312 - Sociologia e outros estudos;

Cód. 313 - Ciência Política e Cidadania;

Cód. 314 - Economia;

Cód. 321 - Jornalismo e Reportagem;

Cód. 342 - Marketing e Publicidade;

Cód. 343 - Finanças, Banca e Seguros;

Cód. 345 - Gestão e Administração;

Cód. 346 - Secretariado e Trabalho Administrativo;

Cód. 380 - Direito.

Estágio em Diplomacia Política e Apoio Consular:

Cód. 222 - Línguas e Literaturas Estrangeiras;

Cód. 225 - História e Arqueologia;

Cód. 226 - Filosofia e Ética;

Cód. 311 - Psicologia;

Cód. 312 - Sociologia e outros estudos;

Cód. 313 - Ciência Política e Cidadania;

Cód. 314 - Economia;

Cód. 321 - Jornalismo e Reportagem;

Cód. 345 - Gestão e Administração;

Cód. 346 - Secretariado e Trabalho Administrativo;

Cód. 380 - Direito.

 

O Programa PEPAC-MNE é promovido pela Secretaria- Geral do MNE e gerido em parceria com a Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA).

Destinado a jovens licenciados ou com grau académico superior, que não se encontrem a trabalhar na sua área de formação e nível de qualificação, com idade até aos 30 anos ou até aos 35 anos, se forem portadores de deficiência superior a 60%.

Os estágios são realizados nas Embaixadas, Consulados-Gerais, Missões e Representações de Portugal.

Para concorrer ao programa os candidatos dispõem de uma plataforma informática alojada no sítio da Bolsa de Emprego Público dedicada ao PEPAC-MNE.

 

Serão admitidos 100 estagiários e o prazo para apresentação de candidaturas decorre até 30 de junho de 2020.

As candidaturas ao Programa PEPAC-MNE 2020 devem ser apresentadas na plataforma constituída para o efeito no sítio da BEP - Bolsa de Emprego Público.

Os candidatos são selecionados através de avaliação curricular e entrevista.

Os estagiários receberão uma bolsa mensal em função do país onde o estágio decorre, conforme o disposto na Portaria n.º 69/2020, de 13 de março e um subsídio de refeição, de montante idêntico ao da generalidade dos trabalhadores que exercem funções públicas. Beneficiarão ainda de um seguro obrigatório de acidentes de trabalho, de uma viagem de ida e de volta entre Portugal e o país onde se realiza o estágio e de uma consulta de viajante e respetiva vacinação.

 

Aceda a informação adicional, em linha, em: https://bit.ly/3e590ix

 

Subcategorias

Carreiras| Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Carreiras| Outros Organismos

Carreiras| Empresas