Camões

Centro de Língua Portuguesa


Cidade da Praia - Cabo Verde

Foi concluída a terceira edição do Curso de Reforço de Competências em Língua Portuguesa, que decorreu, durante o mês de julho, no Campus de Palmarejo da Universidade de Cabo Verde.

A iniciativa, coorganizada pela Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, proporcionou o desenvolvimento de um programa de formação, em regime intensivo, vocacionado para estudantes universitários inscritos em cursos como: Ciências da Comunicação, Ciências Sociais, Relações Internacionais e Diplomacia, Matemática ou Enfermagem.

O teste de aferição de competências foi realizado no dia 3 de julho, permitindo diagnosticar as necessidades de formação nos domínios da leitura, da escrita, da gramática e do vocabulário. Estes dados permitiram a organização e a constituição de quatro grupos de trabalho, atendendo ao nível de proficiência e aos objetivos dos formandos.

O programa de trabalho foi especialmente concebido para a promoção de competências de comunicação académica, contemplando atividades como: a leitura orientada de textos científicos, a redação de relatórios ou apresentação e discussão de microprojetos. Espera-se, assim, contribuir para o sucesso dos estudantes no seu percurso de graduação. 

O curso foi orientado pelas professoras: Antónia Varela, Dulce Pires, Maria da Luz Cardoso, Merlina Correia, sob coordenação da Professora Doutora Elvira Reis. A equipa de formadoras contou com a colaboração das monitoras: Cristina Correia, Daniela Fernandes, Jacqueline Silva, Karina Gomes e Melissa Tavares.

Daremos notícia de novas edições do curso.

#nós_e_a_língua_portuguesa

 

DSC 0136