Camões

Centro de Língua Portuguesa


Cidade da Praia - Cabo Verde

Imprensa Nacional - Casa da Moeda: Empresa Promotora da Língua Portuguesa

 

Em conformidade com o Decreto Regulamentar n.º3/ 2017: 

A promoção da língua portuguesa como uma língua internacional é um objetivo prioritário da política externa nacional, em obediência ao imperativo constitucional, que determina que é uma tarefa essencial do Estado assegurar o ensino e a valorização permanente, defender o uso e promover a difusão internacional da língua portuguesa. Ao mesmo tempo, essa promoção está também ligada aos processos de internacionalização das empresas, que podem tirar partido da associação das respetivas marcas e produtos ao valor pluridimensional e global da língua portuguesa. As empresas devem, portanto, ser incentivadas a participar ativamente neste processo.

Assim, como instrumento para concretização deste objetivo comum, é criado o estatuto da empresa promotora da língua portuguesa, atribuível a qualquer empresa que realize uma contribuição pecuniária destinada à promoção da língua portuguesa. Visando atribuir maior certeza e segurança jurídica ao enquadramento fiscal aplicável a estas contribuições, clarifica-se ainda, no presente decreto regulamentar, que as mesmas correspondem a donativos para efeitos da aplicação dos benefícios fiscais relativos ao mecenato.

Sublinhe-se que o trabalho conjunto de todas estas entidades, ao mesmo tempo que incrementa os recursos financeiros destinados ao apoio ao ensino superior de português no estrangeiro e à formação de professores estrangeiros no ensino de português, permite intensificar o apoio que pode ser dado às empresas, pela rede externa portuguesa, na implementação das suas estratégias comerciais e promocionais nos mercados externos.

Neste contexto, o Camões — Instituto de Cooperação e da Língua, I. P., junto do qual funciona o Fundo da Língua Portuguesa, criado pelo Decreto-Lei n.º 248/2008, de 31 de dezembro, assume um papel central na implementação desta estratégica. Mas também a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E., e toda a rede externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros têm um papel essencial no potencial de internacionalização, que deve ser plenamente concretizado. 

 

A Imprensa Nacional - Casa da Moeda, de Portugal, concede, ao abrigo do Programa Empresa Promotora da Língua Portuguesa, uma bolsa de formação Fernão Mendes Pinto. Este apoio viabiliza a consecução do Programa de Aprendizagem de Português em Contextos Multilingues e Multiculturais (PAP-CMM), organizado pelo Camões - Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia.

 

O PAP - CMM integra três eixos principais de ação: (1) Sapatinho; (2) Os Nicolau e (3) Os Sucupira. Nesta fase, estão a decorrer as seguintes ações:

- concepção e desenvolvimento de descritores de aprendizagem de português como língua segunda, considerando o nível de iniciação;

- criação de séries de ilustrações para fins didáticos;

- elaboração de materiais de apoio à aprendizagem de português como língua segunda, vocacionados para o público infantil (06 - 08 anos de idade);

- desenvolvimento, implementação e avaliação de ações formativas vocacionadas para meninos, com idade compreendida entre os seis e os oito anos (Sapatinho - Curso de Língua Portuguesa JÚNIOR);

- desenvolvimento, implementação e avaliação de ações formativas vocacionadas para profissionais de educação na infância.

 

O PAP-CMM é coordenado pela Leitora do Camões, I.P., Doutora Mariana Faria, sendo a equipa constituída pelos seguintes investigadores e colaboradores:

- Mariana Faria | Investigadora e Formadora;

- Alberto Fortes | Ilustrador;

- Sandra Sousa | Investigadora e Formadora [Programa Fernão Mendes Pinto];

- Djamilsa Lopes | Subcoordenadora Pedagógica: (1) Sapatinho - Curso de Língua Portuguesa JÚNIOR;

- Dilma Furtado | Assistente Pedagógica: (1) Sapatinho - Curso de Língua Portuguesa JÚNIOR;

- Ivanildo Sequeira | Assistente Pedagógico: (1) Sapatinho - Curso de Língua Portuguesa JÚNIOR;

- Solange Teixeira | Assistente Pedagógica: (1) Sapatinho - Curso de Língua Portuguesa JÚNIOR;

- Katelene Silva | Assistente de Comunicação e Imagem: (1) Sapatinho - Curso de Língua Portuguesa JÚNIOR.

 

 

O Camões - Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia regista o seu reconhecimento e agradecimento públicos à Imprensa Nacional - Casa da Moeda pelo apoio concedido ao abrigo do Programa Empresa Promotora da Língua Portuguesa.

A Imprensa Nacional - Casa da Moeda "é uma sociedade anónima de capitais públicos. A empresa tem a seu cargo a produção de bens e serviços fundamentais ao funcionamento do Estado português, como a cunhagem de moeda metálica e a edição de publicações oficiais, onde se destaca o Diário da República".