Camões

Centro de Língua Portuguesa


Cidade da Praia - Cabo Verde

Curso de Língua Portuguesa JÚNIOR| Sessão de Encerramento

 

No dia 29 de agosto de 2019, decorreu a sessão de encerramento do Curso de Língua Portuguesa - JÚNIOR, organizado pelo Camões - Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia, em especial parceria com a Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde.

 

O Curso foi realizado no Campus de Palmarejo da Universidade de Cabo Verde, contando com a participação assídua de 36 meninas e meninos, com idade compreendida entre os seis e os oito anos, considerando-se o limite máximo de 12 formandos por turma.

 

Os formandos foram organizados em três grupos de formação, atendendo à faixa etária. Participaram de forma motivada e dedicada nas propostas de formação. O foco incidiu sobre as competências de compreensão, expressão e interação oral em língua portuguesa. A equipa pedagógica promoveu um ambiente de apendizagem feliz, em que os meninos se sentiram incentivados a comunicar em língua portuguesa, apropriando-se progressivamente da mesma em contextos autênticos de comunicação.

 

As crianças foram orientadas num processo metacognitivo de reflexão sobre o seu percurso de aprendizagem, notando diferentes fases, operações, estratégias e atividades - aprendendo a aprender.

 

A sessão de encerramento decorreu no Camões - Centro Cultural Português na Cidade da Praia. Tratou-se de um momento emotivo, em que tivemos ocasião de assistir à apresentação de alguns trabalhos efetivamente desenvolvidos pelas crianças.

Será importante notar que do programa do evento constaram os seguintes momentos:

I. Alocução de abertura| Djamilsa Cilene Lopes (Camões - Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia)

 

II. Painel de Abertura:

- Mariana Faria| Diretora do Camões - Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia;

- Sandra Sousa| Formadora do Curso de Língua Portuguesa JÚNIOR; Programa Fernão Mendes Pinto;

- Alberto Fortes| Ilustrador e Artista Visual.

 

III. Apresentação das atividades desenvolvidas pelos Meninos

 

IV. Alocuções proferidas pela equipa de Assistentes Pedagógicos:

- Dilma Helena Furtado | Camões - Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia;

- Ivanildo Sequeira | Camões - Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia;

- Solange Teixeira | Camões - Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia.

 

V. Entrega dos Portefólios e dos Certificados de Participação dos Meninos.

 

O Curso de Língua Portuguesa JÚNIOR inscreve-se no Programa de Aprendizagem de Português em Contextos Multilingues e Multiculturais, que prevê, igualmente, a criação de programas de iniciação à aprendizagem da Língua Portuguesa, o desenvolvimento de materiais didáticos linguisticamente relevantes e culturalmente sensíveis aos contextos cabo-verdianos e a concepção e organização de planos de formação e de preparação metodológica de profissionais da educação.

 

O Programa de Aprendizagem de Português em Contextos Multilingues e Multiculturais é financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e cofinanciado pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda ao abrigo do Programa EMPRESA PROMOTORA DA LÍNGUA PORTUGUESA.

 

 

 Ilustração: Camões - Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia e Alberto Fortes ©

 


O Curso de Língua Portuguesa JÚNIOR foi organizado pelo Camões - Centro de Língua Portuguesa, na Cidade da Praia, em especial parceria com a Universidade de Cabo Verde. Esta iniciativa foi financiada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e cofinanciada pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda, de Portugal, ao abrigo do Programa EMPRESA PROMOTORA DA LÍNGUA PORTUGUESA.