Camões

Centro de Língua Portuguesa


Cidade da Praia - Cabo Verde

[1999 - 2019]

Conversa Aberta| Literacia: Desafios e Benefícios

 

A Associação Amigos dos Livros organizou, no dia 21 de setembro, uma conversa aberta sobre a Literacia, incentivando a uma reflexão sobre os desafios e os benefícios que lhe são inerentes.

Numa sessão moderada por Ary dos Reis, participaram:

- Edyoung Lennon, Poeta e Ativista Cultural;

- Manuel Brito-Semedo, Antropólogo;

- Maria do Céu Baptista, Representante da Delegação Escolar da Praia| Ministério da Educação de Cabo Verde;

- Mariana Faria, Leitora do Camões, I.P..

 

Os convidados apresentaram projetos promotores da multiliteracia, atendendo aos seus diferentes domínios de atuação: na escola, na universidade, na sociedade em geral. Foram notados desafios no contexto cabo-verdiano como:

- a oferta cultural disponível nos grandes meios de comunicação;

- as políticas públicas para a educação e cultura;

- o acesso ao material livro e a escassez de espaços públicos para leitura (sendo destacado o exemplo da inexistência de bibliotecas municipais);
- a formação escolar e a preparação dos professores.

 

Foi partilhada informação sobre projetos realizados que se assumem como possibilidades de ação em matéria de promoção da literacia. A Leitora do Camões, I.P., Dr.ª Mariana Faria, destacou, sobretudo, a experiência desenvolvida no âmbito do Projeto VISAMAR - Literaturas em Língua Portuguesa, no âmbito da formação inicial de professores de Língua Portuguesa na Universidade de Cabo Verde. Houve, ainda, oportunidade para referir o Programa de Aprendizagem de Português em Contextos Multilingues e Multiculturais, notando as valências do programa de formação Língua Portuguesa - Júnior e do desenvolvimento de materiais didáticos vocacionados para o público infantil.

 

Considerando que o ano letivo se inicia no dia 23 de setembro, nas escolas cabo-verdianas, os organizadores do evento apelaram para o envolvimento solidário na recolha e oferta de materiais escolares para apoiar meninos e jovens no início do trimestre escolar. Empresas e Instituições como a Papelaria Académica, a Papelaria InfoFernandes e a Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS) responderam favoravelmente ao djunta-mon. 

O programa foi, ainda, enriquecido pela atuação de Edyoung Lennon e de Emanuel Vieira.