Camões

Centro de Língua Portuguesa


Cidade da Praia - Cabo Verde

[1999 - 2020]

PROCULTURA: Seminário Especializado em Literatura Infanto-juvenil

 

No passado 27 de janeiro de 2020, decorreu a cerimónia de abertura do seminário especializado no ensaio literário intertextual, baseado em Obras Infanto-juvenis na Faculdade de Educação e Desporto (FaED), na Achada de Santo António, na Cidade da Praia.

 

O evento contou com a participação da Embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Doutora Helena de Paiva, da Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Doutora Sofia Moreira de Sousa, do Pró-Reitor da Universidade de Cabo Verde, Professor Doutor João Gomes Cardoso e do Presidente da Faculdade de Educação e Desporto (FaED), Professor Doutor Salvador Semedo.

 

O seminário teve igualmente a participação de 30 professores universitários e profissionais de educação. É objetivo do programa formar, pelo menos, 480 educadores de infância e professores do ensino básico na utilização da literatura como recurso de ensino-aprendizagem, nos PALOP e em Timor-Leste, para estímulo da leitura em idade precoce e criação de novos leitores.

 

Até Abril de 2020, o PROCULTURA irá ainda apoiar a realização de mais dois cursos de Literatura Infanto-juvenil, na Cidade da Praia e na Cidade do Mindelo.

 

O Procultura inscreve-se no Programa Indicativo Multianual PALOP – Timor-Leste e União Europeia, financiado pela União Europeia, co-financiado e gerido pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o objetivo de contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa com um orçamento de 19 milhões de euros| 2.095.035.000 escudos cabo-verdianos.

 

 Fotografia: Camões - Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia | Ivanildo Sequeira ©

 

 Fotografia: Camões - Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia | Ivanildo Sequeira ©