Camões

Centro de Língua Portuguesa


Cidade da Praia - Cabo Verde

[1999 - 2020]

PROCULTURA: II Edição do Curso de Literatura Infanto-juvenil na Cidade da Praia

 

A Procultura organiza a II Edição do curso de Literatura Infanto-juvenil, que teve início no dia 04 de fevereiro de 2020 na Faculdade de Educação e Desporto (FaED), na Achada de Santo António na Cidade da Praia.

 

O curso é vocacionado a educadores de infância, professores do Ensino Básico e futuros de professores de Língua Portuguesa. O Programa de formação é orientado pelo Doutor Miguel Gullander, Mestre em Pedagogia para o Desenvolvimento, docente de Língua Portuguesa de formação e escritor.

 

A formação visa conduzir educadores e professores com capacidade replicadora junto dos seus pares para utilização da literatura infantil-juvenil como recurso didático-pedagógico.

 

O plano do curso desenvolve-se em algumas linhas gerais: linha do tempo da História, da Arte e da Metafisíca; o conceito de literatura; a história e evolução da escrita e da literatura; a origem e criação da gramática; o conceito de cânon literário; análise de obras do cânon universal da literatura infanto-juvenil; técnicas de escrita criativa e produção de materiais originais.

 

O Procultura inscreve-se no Programa Indicativo Multianual PALOP – Timor-Leste e União Europeia, financiado pela União Europeia, co-financiado e gerido pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o objetivo de contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa com um orçamento de 19 milhões de euros| 2.095.035.000 escudos cabo-verdianos.

 

Fotografia: Camões - Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia

 

Fotografia: Camões - Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia