Camões

Centro de Língua Portuguesa


Cidade da Praia - Cabo Verde

[1999 - 2020]

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN: BOLSAS ANTÓNIO COUTINHO

 

Em homenagem ao Professor António Coutinho, antigo Diretor do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e impulsionador da ciência a nível nacional que garantiu a projeção internacional do conhecimento científico, o IGC, em parceria com a Fundação Merck e a Câmara Municipal de Oeiras (CMO), decidiram criar um um prémio anual em seu nome que inclui três bolsas.

As Bolsas António Coutinho visam:
- a atribuição de Bolsas de Investigação destinadas a capacitar cidadãos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP*), ou seus descendentes, para o desenvolvimento de investigação científica;
- criar oportunidades para estudantes e professores ou investigadores doutorados nas áreas das ciências da vida, ciências da saúde ou ciências exactas, continuarem a expandir os seus horizontes e promoverem as suas carreiras científicas;
- garantir a diversidade na comunidade científica, criando um terreno cada vez mais fértil para o aparecimento de novas soluções para os problemas de toda a humanidade.

 

As Bolsas António Coutinho foram atribuídas pela primeira vez em 2019 a Adija Fernando Wilssone (MSc) e António Pinto Almeida (PhD).

* Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe.

 

Candidaturas

De 19 de Fevereiro a 30 de Abril de 2020.

As candidaturas devem ser enviadas para o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Aceda ao Regulamento e ao Edital do Concurso, em linha, em: https://bit.ly/389oxJU