Camões

Centro de Língua Portuguesa


Cidade da Praia - Cabo Verde

[1999 - 2020]

Chegada dos professores de continuidade do projeto CAFE para o ano letivo 2020 (Díli)

 

Chegaram a Díli, no dia 28 de fevereiro de 2020, 101 professores portugueses do Projeto dos Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFÉ). Estes docentes integram o grupo dos 140 previstos para o presente ano letivo. Quatro professores já se encontravam em Díli e os restantes deverão viajar ainda na primeira quinzena de março.

 

O Embaixador de Portugal, José Pedro Machado Vieira, recebeu os docentes no Camões - Centro Cultural Português em Díli, juntamente com representantes do Ministério de Educação, Juventude e Desporto (MEJD) de Timor-Leste e a equipa de Coordenação do projeto. Referiu o impacto notório do Projeto, que hoje conta com cerca de 8.800 alunos em 13 escolas dos municípios com níveis de escolaridade desde o Pré-Escolar ao 11.º ano. 

 

O Diretor Geral do Ensino Secundário transmitiu a satisfação da Ministra da Educação, Juventude e Desporto relativamente ao interesse demonstrado pela maioria dos docentes do ano passado para a renovação dos seus contratos e correspondente compromisso para mais um ano letivo. Referiu também o papel essencial que os professores desempenham em cada escola e a sua responsabilidade para com os alunos, professores e membros da comunidade.

 

Os docentes foram também informados sobre a importância da avaliação internacional ao projeto, a ser realizada no presente ano, com a finalidade de recolher dados essenciais e determinar o caminho futuro do Projeto.