Camões

Centro de Língua Portuguesa


Cidade da Praia - Cabo Verde

[1999 - 2020]

Embaixada de Portugal na Alemanha: Bolsa de Residência Literária em Berlim

 

 

Estão abertas as candidaturas para a 5.ª Bolsa de Residência Literária em Berlim, a ser atribuída a um(a) autor(a) de língua portuguesa com obra publicada.

A atribuição da Bolsa de Residência Literária é uma iniciativa promovida pela Embaixada de Portugal na Alemanha / Camões – Centro Cultural Português em Berlim, adiante designado Camões Berlim.

 

Descrição

A Bolsa de Residência Literária consiste na estadia de um(a) autor(a) de língua portuguesa durante o período mínimo de um mês e máximo de dois meses na capital alemã, Berlim. Durante esta estadia, o(a) autor(a) terá a oportunidade de trabalhar num novo projeto literário, segundo um plano de execução previamente apresentado e aprovado pelos responsáveis pela análise de candidaturas. Caso a situação da pandemia de Covid-19 o permita, serão promovidas leituras públicas com o(a) bolseiro(a) e este(a) integrará a delegação portuguesa presente na Feira do Livro de Frankfurt, a decorrer entre os dias 14 e 18 de outubro deste ano.

 

Contextualização

A Bolsa de Residência Literária surge como parte do programa plurianual do Camões Berlim de divulgação internacional de autores de língua portuguesa, composto por uma série de iniciativas nas quais se integram a presença na Feira do Livro de Leipzig, a visita de editores de língua alemã à Feira do Livro de Lisboa, a atribuição desta Bolsa de Residência Literária, um programa literário na Feira do Livro de Frankfurt e a programação da presença de língua portuguesa em eventos literários a decorrer na Alemanha, no âmbito das iniciativas de ação cultural externa coordenadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Cultura.

[...]

 

Duração

A Bolsa tem uma duração mínima de 1 mês e máxima de 2 meses, a ser combinada entre o(a) autor(a) e o Camões Berlim.

 

Responsável pelo projeto

Ana Patrícia Severino: Conselheira Cultural Embaixada de Portugal na Alemanha / Diretora do Camões – Centro Cultural Português em Berlim.

 

Processo de candidatura

Os candidatos devem enviar a respetiva candidatura para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., incluindo as seguintes informações:

- Dados pessoais e contactos

- Expressão do interesse no programa e motivação para participar

- Curriculum Vitae

- Proposta de projeto de criação 

- Plano de trabalho para execução do projeto

 

Os interessados deverão apresentar as suas candidaturas até dia 7 de agosto de 2020. A residência terá início em outubro.

 

Aceda ao regulamento disponível, em linha, em: https://bit.ly/3gAV8x0