Camões

Centro de Língua Portuguesa


Cidade da Praia - Cabo Verde

[1999 - 2020]

 

vicente_santiago_cubo

[Notícia publicada em linha, no sítio da Universidade de Cabo Verde]

 

 

As Casas da Ciência, nas cidades da Praia e do Mindelo, organizam o Projeto Vi.Cente e Santiago ao Cubo, vocacionado para a iniciação à aprendizagem científica em língua portuguesa no contexto cabo-verdiano. Esta iniciativa inscreve-se na programação educativa das Casas da Ciência e é especialmente direcionada para profissionais da educação, que exercem funções no ensino básico e no ensino secundário a nível nacional.

 

Trata-se de um programa que contempla diferentes módulos, incluindo “Iniciação à Robótica”, “Iniciação à Biologia”, “Iniciação à Comunicação Científica para a Infância”, permitindo o acompanhamento e o apoio a profissionais docentes na conceção e no desenvolvimento de projetos de aprendizagem integrada de conteúdos, com foco nas ciências integradas, que possam ser implementados em contexto escolar.

 

De acordo com o Presidente da Casa da Ciência na Cidade da Praia, Adelcides Rodrigues, docente e um dos mentores do projeto, o projeto relaciona-se intrinsecamente com o espaço natural, físico, geográfico, social e cultural cabo-verdiano. Permite uma abordagem inovadora ao ensino e à aprendizagem da ciência, da tecnologia e da língua, que prime a integração criativa de conteúdos para a prossecução de uma missão em prol da sociedade do conhecimento. Também contribui para a consecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável em Cabo Verde, em pleno alinhamento com as orientações advenientes do Ministério da Educação de Cabo Verde, maximizando esforços num djunta-mon eficaz e eficiente para a educação de qualidade no nosso país.

 

O Diretor Científico da Casa da Ciência no Mindelo, o Engenheiro Érico Fortes, afirma que no contexto atual da pandemia da Covid-19, mais do que nunca a comunicação e a ciência se mostram primordiais para o desenvolvimento e a capacitação do capital humano tanto a nível local como nacional. É com muita satisfação e sentido de dever que a Casa da Ciência do Mindelo abraça e se engaja neste projeto, no cumprimento da sua missão, despertando a curiosidade, o interesse e a criatividade técnico-científica em prol de uma cultura científica e tecnológica de excelência. O Vi.Cente ao Cubo apresenta-se como uma excelente oportunidade de aproximar a academia da Universidade de Cabo Verde da nossa comunidade local e não só, criando assim bases sólidas e necessárias para a capacitação de docentes em diversos níveis de ensino, visando a promoção de uma cidadania ativa através de um ensino experimental e sustentável ao alcance de todos.  

 

Na primeira fase, os trabalhos foram conduzidos por Adelcides Rodrigues, Adélio Moreno, Celeste Fortes, Érico Fortes e Mariana Faria, em estreita concertação com a Pró-Reitora para a Extensão Universitária, Maria de Lourdes Gonçalves. No mês de setembro, a equipa foi reforçada com a contratação de dois monitores: Tiago da Silva e Zuleica Ascenção. 

 

Trata-se de uma iniciativa que, ao longo de um biénio, envolve docentes e investigadores que atuam na Universidade de Cabo Verde, e envolverá, igualmente, docentes nos subsistemas do ensino básico e secundário, em momentos distintos.

 

Considerando o atual contexto epidemiológico, o programa educativo decorrerá em regime híbrido, com recurso à plataforma Moodle, prevendo-se a realização de sessões síncronas e assíncronas, assegurando-se assim o cumprimento das normas de segurança necessárias.

 

Articulando as dimensões científica, tecnológica e linguística, o projeto adotou a perspetiva da terceira potência, elevando ao cubo (Santiago3 e Vi.Cente3) o seu âmbito de ação educativa.

 

O projeto, organizado pela Universidade de Cabo Verde, foi apresentado ao Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, que concedeu o financiamento de EUR 45.245, correspondente a, aproximadamente, ECV 5.000.000, para a execução do projeto no biénio 2020 - 2021.

 

 

Notícia publicada pela Universidade de Cabo Verde, em linha, em: https://bit.ly/34hZhkR .