Camões

Centro de Língua Portuguesa


Cidade da Praia - Cabo Verde

[1999 - 2021]

A boa consecução dos objetivos de formação no Ensino Superior requer que os estudantes tenham um nível de proficiência linguística na língua de ensino que favoreça a aprendizagem académica, a leitura e o estudo de textos técnicos, de complexidade crescente, e o desenvolvimento de competências científicas nos diferentes domínios de especialidade.

 

O Curso de Reforço de Competências em Língua Portuguesa advém de uma iniciativa organizada pela Universidade de Cabo Verde e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. Espera-se que o curso intensivo, desenvolvido durante a pausa intersemestral, possa assumir-se como um espaço colaborativo e para a consolidação de competências de comunicação e de expressão em português, no contexto cabo-verdiano.

 

O curso decorreu entre os dias 08 de fevereiro e 08 de março, no Campus de Palmarejo da Universidade de Cabo Verde. Nesta edição, na Cidade da Praia, foram criadas quatro turmas, sob a coordenação da Professora Doutora Maria Goreti Silva, sendo a lecionação assegurada pelas Professoras Maria Antónia Varela, Maria da Luz Correia e Vandira Santos. O grupo de formação foi adjuvado por uma equipa de monitores, que são estudantes finalistas do Curso de licenciatura em Línguas, Literaturs e Culturas - Estudos Cabo-verdianos e Portugueses.

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua cofinanciou este Programa de Reforço de Competências em Língua Portuguesa, desde o ano de 2018, com o valor de EUR 10.000 | ECV 1.102.650.