Camões

Centro de Língua Portuguesa


Cidade da Praia - Cabo Verde

[1999 - 2021]

Agradecemos à Fundação Calouste Gulbenkian pelo reforço do acervo bibliográfico do Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia, através da generosa oferta de uma importante seleção de obras nas áreas científicas da didática de línguas, das ciências da educação, da cultura e da filosofia.

 

É histórica a parceria da Fundação Calouste Gulbenkian em Cabo Verde, especialmente destacada a partir do ano de 1963. Poderemos constatar esta informação no estudo desenvolvido pela Historiadora, Professora Doutora Maria Adriana Carvalho:

"Nos anos 80 e 90 do século XX, a Fundação contribuiu para a transformação das escolas e dos centros de formação cabo-verdianos em institutos de nível superior nos domínios da formação de professores, dos estudos agrários e das ciências da administração, através da realização de estudos de viabilidade, da dotação de equipamentos e bibliografia especializada, bem como de incentivos a projetos de investigação e mobilidade académica.[...]

A partir de 1990, o apoio ao ensino superior passou a integrar a agenda da cooperação da Fundação. No ano de 2006, a Fundação Calouste Gulbenkian estabeleceu uma estreita articulação com a recém-criada Universidade de Cabo Verde. Foram privilegiados três domínios: a qualificação dos professores e investigadores; o apoio a cursos de pós-graduação em parceria com universidades portuguesas e a internacionalização [...]." (1)

 

Esta oferta beneficia diretamente estudantes de graduação e de pós-graduação, docentes e investigadores interessados nas áreas das ciências sociais, humanas e artes. As obras estão disponíveis para consulta, no Camões - Centro de Língua Portuguesa na Universidade de Cabo Verde, no Campus de Palmarejo, na Cidade da Praia.

 


Referência bibliográfica


(1) Carvalho, M. (2018). Ensino Superior em Cabo Verde: o contributo da Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa: Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento.